Samsung desenvolve a primeira Memória DRAM CXL da indústria compatível com CXL 2.0

Hoje, a Samsung Electronics, líder global em tecnologia de semicondutores avançados, anunciou o desenvolvimento da primeira DRAM de 128 gigabytes (GB) do setor que suporta o Compute Express Link™ (CXL™) 2.0. A Samsung trabalhou em estreita colaboração com a Intel para alcançar este avanço histórico, usando a plataforma Intel® Xeon®.

Após ter desenvolvido a primeira DRAM CXL baseada em CXL 1.1 em maio de 2022, espera-se que a introdução da nova Samsung CXL DRAM de 128 GB, baseada em CXL 2.0, acelere a comercialização de soluções de memória de última geração. A nova CXL DRAM suporta interface PCle 5.0 (x8 pistas) e pode fornecer uma largura de banda de até 35 GB por segundo.

Pela primeira vez, o CXL 2.0 é capaz de suportar o pool de memória, uma técnica de gerenciamento de memória que combina vários blocos de memória CXL em uma plataforma de servidor para formar um pool. Isso permite que os hosts alocem dinamicamente a memória do pool, conforme necessário. Essa nova tecnologia possibilita que os clientes maximizem a eficiência e reduzam os custos operacionais, permitindo que reinvistam recursos na melhoria da memória do servidor.

A Samsung planeja dar início à produção em massa da DRAM CXL 2.0 ainda este ano e está pronta para oferecer várias opções adicionais de capacidade para atender à demanda de futuras aplicações de computação.

O CXL é uma interface de próxima geração que aumenta a eficiência de aceleradores, DRAM e dispositivos de armazenamento usados com CPUs em sistemas de servidor de alto desempenho. Com a possibilidade de expandir sua largura de banda e capacidade quando usada com a DRAM principal, é esperado que este avanço tecnológico cause um grande impacto no mercado de computação de próxima geração, onde tecnologias-chave como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) lideram um rápido aumento na demanda por processamento de dados de alta velocidade.

Quais são as vantagens do CXL 2.0?

Algumas das vantagens do CXL 2.0 são:

  • Adiciona suporte de comutação fornecendo fan-out para permitir a ligação a mais dispositivos.
  • Permite memory pooling para aumentar a eficiência da utilização da memória e fornecer capacidade de memória a pedido.
  • Suporta memória persistente, que permite que os dados sejam mantidos mesmo quando a alimentação está desligada.
  • Suporta compatibilidade retroactiva total com CXL 1.1 e 1.0.
  • Fornece características de segurança tais como confidencialidade, integridade e protecção contra repetição para protocolos CXL.

Qual é a diferença entre CXL.cache e CXL.memory?

CXL.cache e CXL.memory são dois dos três protocolos que o CXL suporta, juntamente com o CXL.io1. A diferença entre eles é:

  • O CXL.cache permite que os dispositivos periféricos acedam de forma coerente e armazenem em cache a memória da CPU do anfitrião com uma interface de pedido/resposta de baixa latência
  • CXL.memory permite que a CPU do hospedeiro aceda coerentemente a memória do dispositivo em cache com comandos load/store para armazenamento volátil (RAM) e não volátil persistente (memória flash)12.

Como funciona a CXL DRAM?

A CXL DRAM é um tipo de módulo de memória que utiliza a interface CXL para comunicar com o processador anfitrião e outros dispositivos. A CXL DRAM funciona da seguinte forma:

  • Utiliza um controlador CXL de circuito integrado específico da aplicação (ASIC) que suporta os protocolos CXL.io, CXL.cache e CXL.mem.
  • Inclui até 512 GB de DRAM DDR5, que apresenta quatro vezes a capacidade de memória e um quinto da latência do sistema em relação à versão anterior.
  • Possibilita a expansão e o agrupamento da memória para aumentar a eficiência da utilização da memória e fornecer capacidade de memória a pedido.
  • Suporte para memória persistente, que permite que os dados sejam mantidos mesmo quando a energia está desligada.

Quem são os parceiros da Samsung no desenvolvimento da tecnologia CXL?

A Intel, que colaborou com a Samsung no desenvolvimento da primeira CXL DRAM de 128GB da indústria baseada na CXL 2.01 e é membro do Conselho de Administração do Consórcio CXL.
Lenovo, que é um membro activo do Consórcio CXL e faz parte do programa de desenvolvimento CXL da Samsung2.
Montage Technology, que produziu em massa os primeiros controladores para suportar CXL 2.0 e estabeleceu uma parceria com a Samsung para fazer avançar a tecnologia CXL e expandir o seu ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *